
Como Desacelerar e Lidar Com o Excesso de Trabalho

Pressão, correria e muito trabalho já fazem parte da rotina da maioria de nós.
Mas você sabia que essa sobrecarga pode prejudicar nosso bem-estar, produtividade, saúde física e mental?
Hoje vou compartilhar com você 8 dicas de como desacelerar e lidar melhor com o volume de trabalho.
Como Desacelerar?
1. Faça pausas atentas
Quando você perceber que está cansada ou trabalhando por muito tempo, faça pausas para desacelerar e reencontrar seu eixo.
Uma técnica muito eficaz é: sentar-se de maneira confortável, com os pés no chão. Se puder fechar os olhos, ou olhar para baixo, é ainda melhor. Concentre-se e faça respirações ritmadas, inspirando em 2 tempos e expirando em 4 tempos. Sinta a respiração nas narinas, garganta, pulmões, barriga… traga a consciência para o seu corpo, e se conecte a presença daquele momento.
2. Terceirize sua memória
Tire as preocupações da cabeça e coloque-as no papel. Anote as tarefas, ideias, e libere sua cabeça para focar nas atividades que são importantes! Tenha sempre um bloco de notas ou algo em que você possa anotar essas ideias.
3. Tenha clareza e prioridades
Olhe para sua lista de tarefas e entenda o que é mais importante, o que é necessário para o dia de hoje, quais os prazos e relevância. Antes de começar uma nova tarefa, pergunte-se: se eu tivesse que fazer apenas uma coisa hoje, qual seria?
4. Defina o menor passo inicial
Se o que é mais importante para você é algo grande e complexo, lembre-se de quebrar essa atividade em outras atividades menores. Qual é o menor passo inicial que você pode dar para que as coisas avancem?
5. Delegue tarefas
Entenda qual é o seu diferencial e o seu ponto forte, o que só você pode fazer, e o que pode ser eliminado, ou o que você pode delegar para outras pessoas.
6. Saiba dizer “não”
Aprender a dizer não é difícil, mas lembre-se que toda vez que você diz sim para algo, na verdade está dizendo não para outras coisas.
Quando surgirem novas demandas, entenda a importância e urgência delas, tente delegar, e aprenda a dizer não de forma sincera e respeitosa. Se necessário explique os motivos do seu não, mas não abrace mais do que você pode resolver.
7. Estabeleça seus limites
Quais são seus horários de trabalho, quais são os pontos que não são negociáveis para você?
Estabeleça seus limites e tenha clareza sobre eles, comunique-se com seus colegas e superiores a respeito deles. É cultural valorizar o workaholic ou quem fica trabalhando até mais tarde, mas cabe a nós estabelecermos as mudanças para produzirmos com mais qualidade dentro dos nossos horários e criarmos uma cultura que valorize o equilíbrio.
8. Automatize as pequenas tarefas
Diminua a quantidade de decisões que tem que tomar no dia para não se cansar pelo excesso. Automatize as decisões pequenas, tente criar rotina para automatizar algumas tarefas e se estressar menos com pequenas coisas.
Pergunte-se: Existe algo que eu possa fazer todos os dias no mesmo horário e do mesmo jeito? Consigo reduzir de alguma forma a quantidade de trabalho que tenho, decidindo como reagir a pequenas situações pouco importantes?