frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: PRIMEIRACOMPRA

Como organizar e turbinar a rotina de home office

Quem trabalha de casa sabe as dores e as delícias de fazer home office.

Ter mais liberdade é ótimo, mas exige bastante organização e disciplina para que você consiga produzir bem, e também saber respeitar seus horários de descanso, afinal, tanto o espaço físico quanto horários pessoais e profissionais se misturam!

Por isso, montei algumas dicas para te ajudar a turbinar e organizar sua rotina de home office!

1. Crie blocos de tempo

Sem uma distinção tão clara de horários, é normal ficar perdida no seu expediente. Que horas começar a trabalhar? E que horas parar? Uma forma eficiente para organizar seu dia é criar blocos de tempo!

Para isso, você organiza e divide o seu dia nos horários com os blocos de tarefa que quer executar, de forma flexível, que pode variar de acordo com o dia da semana, com seus compromissos e atividades.

É importante delimitar o seu horário de início e final de trabalho e respeitar o que você criou! Se o seu bloco de trabalho vai até as 19h, nada de ficar trabalhando até 21h simplesmente “porque já estou aqui mesmo”!  

Um exemplo de como funciona uma rotina com blocos de tempo é assim:

blocos de tempo
Imagem: As Organizadas

2. Vista-se para o trabalho

Claro que você não precisa vestir uma roupa social e usar salto alto para ficar em casa, mas é importante você tirar o pijama e se vestir, mesmo que com uma roupa confortável, para o seu cérebro entender que é um dia normal de trabalho e não férias, e também você manter a sua autoestima!

3. Tenha um espaço reservado

O ideal é ter de fato um escritório para você, porque o espaço físico faz bastante diferença para a sua organização mental.

Mas se isso não for possível, garanta que você tenha pelo menos uma mesa para isso, que esteja organizada, e você possa se focar melhor na sua atividade. Trabalhar do sofá com a tv ligada é bastante tentador, mas interfere muito na sua produtividade e atenção! Por isso, tenha um espaço aconchegante e organizado para você!

4. Comunique aos seus familiares

Quem mora com outras pessoas provavelmente sofre com as interrupções no trabalho, porque às vezes é complicado dos familiares entenderem que você está realmente focada na sua atividade e trabalhando, e não assistindo série no computador!

Converse com quem mora com você, explique seus horários e a importância do seu espaço, do silêncio e do seu foco.

E se você seguir os pontos anteriores também vai ajudá-los a entender que você realmente está trabalhando!  

5. Planeje

Sem ter a cobrança externa, é fácil nos perdermos nas tarefas que precisamos fazer e acabarmos procrastinando.

Torne-se a sua própria gestora,  crie um planejamento do seu mês, semana, e dias.

Liste o que é importante ser feito e crie prazo para as suas atividades, e faça o acompanhamento do seu planejamento, e comemore quando você conseguir seguir e atingir as suas metas!


Acompanhe a Andrea Murrer no Instagram e em seu site.

Administradora de Empresas e Coach de Carreira, geminiana comunicativa, e apaixonada por desenvolvimento humano. Ajudo mulheres a se reencontrarem e se desenvolverem profissionalmente, para trilharem carreiras realizadas e viverem com muito mais equilíbrio e sentido.