
Um guia para iniciantes sobre tipos de chá
Muito mais do que uma bebida quente, o chá representa um ritual, um hábito prazeroso que pode trazer inúmeros benefícios à saúde.
Bebida milenar e tradicional consumida há milhares de anos – quando as infusões da planta Camellia Sinensis em água foram feitas pela primeira vez na China – o chá, depois da água, é a bebida mais consumida no mundo, graças a variedade de aromas, sabores e benefícios como ervas medicinais.
Embora existam variedades de preparações com infusões de ervas e frutas, tecnicamente, chá mesmo é aquele feito com as folhas da Camellia Sinensis, cultivada em mais de 30 países.
Os chás podem ser classificados em quatro famílias principais: verde, branco, oolong e preto – uma curiosidade é que, todos possuem cafeína em sua composição -. O que diferencia um do outro é a sua forma de processamento, clima e parte da planta usada. Todo chá é da mesma planta, mas há uma grande variedade de cores e sabores entre cada tipo.
Já o que se faz com a hortelã ou a camomila, por exemplo, é chamado da de tisana ou infusão.
Chá preto
Uma das famílias mais populares de chá no mundo, o chá preto é conhecido na China como “chá vermelho”, por conta do seu tom avermelhado escuro. Suas folhas são fermentadas, oxidadas e desidratadas. A oxidação dá um sabor intenso, adocicado e retira o sabor vegetal original da folha.
EXPERIMENTE: chá Assam, chá Darjeeling, chá Nilgiri, Earl Grey, Lapsang Souchong.
COMO PREPARAR? Prepare o chá preto com água quase fervente (90-95 ºC) e deixe em infusão por 2 a 4 minutos. Essas instruções são gerais, mas funcionam para a maioria dos chás pretos.
TEOR DE CAFEÍNA: 14 a 61 mg* por xícara.
PROPRIEDADES MEDICINAIS: Todos os chás da C. Sinensims são ricos em compostos ativos, como flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas e sais minerais, que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças.
Estudos sugerem que o chá preto tem efeito protetor contra diversos tipos de doenças devido à grande presença de catequinas.
Os benefícios são vários: é anticarcinogênico; antimutagênico; reduz a incidência de doenças crônicas como disfunções cardiovasculares e câncer; antioxidante; melhoria da função vasomotora; redução de peso e circunferência da cintura; diminuição no colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade.
Chá verde
No chá verde, as folhas são apenas passadas pelo calor rapidamente após a colheita, evitando, assim, a fermentação e o processo de envelhecimento e escurecimento / oxidação.
O resultado é um chá mais delicado e mais próximo da folha em estado natural, geralmente mais doce e suave do que o chá preto – mas tudo depende da forma como foram processados. No Japão, por exemplo, os chás verdes costumam ser vaporizados, mas os chás verdes chineses são torrados a seco. Isso resulta em um sabor, cor e processo de fabricação diferentes.
EXPERIMENTE: chá verde Sencha, Gyokuro, Hojicha, Gunpowder, Chun Mee e Matcha.
COMO PREPARAR? A água para o green tea deve estar entre 80 e 85 ° C. Quanto mais quente, mais amargo o sabor. Em geral, use 2g de chá para 1 xícara de água e deixe em infusão por 1 a 3 minutos. Esse é o método genérico, por isso, sempre consulte o produtor do seu chá.
TEOR DE CAFEÍNA: 24 a 40 mg por xícara*. O chá verde geralmente tem um teor menor de cafeína por xícara do que o chá preto. Mas, o nível exato dependerá do tipo de chá verde, bem como seu processo e preparo.
PROPRIEDADES MEDICINAIS: O consumo regular do chá verde tem diversas propriedades terapêuticas, devido a sua composição rica em polifenóis e aminoácidos. Dentre os benefícios, o chá verde reduz a incidência de doenças crônicas como disfunções cardiovasculares e diversos tipos de câncer; é antioxidante; antialérgico e antibacteriano, além de ser rico em minerais e vitamina K.
Chá Oolong
O chá Oolong é parcialmente oxidado e semi fermentado, por isso, e em termos de oxidação e sabor, fica entre o chá verde e o chá preto, um “meio-termo”.
Os chás da família Oolong têm uma ampla variedade de sabores, com gostos e cores variando de acordo com o processo e o tempo de maceração, podendo ser 8% oxidados (mais próximos ao verde) ou até 80% oxidados (mais próximos ao preto). O resultado são chás complexos, perfumados e diversos, desde leves e florais a escuros e intensos.
A maioria dos chás oolong são cultivados no Taiwan e no sudeste da China. O Taiwan produz os melhores oolongs do mundo e dentro do país, o gênero representa 95% da produção e do consumo.
EXPERIMENTE: Da Hong Pao, Tie Guan Yin, Shui Xian, Four Seasons Oolong, Pouchong e Oriental Beauty.
COMO PREPARAR? Em geral, a temperatura da água deve estar entre 90 and 95 ºC e a infusão deve ser de 2 a 3 minutos, mas estes parâmetros são apenas uma dica.
TEOR DE CAFEÍNA: Fica entre o chá verde e o chá preto, entre 35 a 40mg por xícara*.
PROPRIEDADES MEDICINAIS: No Japão e na Tailândia, o chá oolong mostrou ser um complemento eficaz aos agentes hipoglicemiantes orais no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. É também antioxidante; tem propriedades de proteção celular e é antibacteriano.
Chá Branco
É o chá menos processado dos quatro tipos. Composto por folhas jovens da Camellia sinensis, quando os botões ainda estão cobertos por uma fina penugem prateada – daí o nome chá “branco”. Estes botões são protegidos, lavados e secados, não sofrendo oxidação.
Por não serem nem oxidados nem torrados, os chás brancos são os mais doces e delicados das variedades de chás. Eles tendem a ser delicados e florais e contém altos níveis de antioxidantes.
EXPERIMENTE: Chá branco Silver Needle, Bai Mudan, Shou Mei. Monckey-Picked.
COMO PREPARAR? Alguns chás brancos podem ser preparados em temperaturas mais quentes, mas outros são mais delicados e precisam de temperaturas inferiores. Se o chá tiver instruções de preparo, use-as! Como regra geral, a temperatura da água deve estar entre 65 a 80 ºC, com um tempo de infusão de 1 a 3 minutos.
TEOR DE CAFEÍNA: Tem o menor teor de cafeína entre todos os chás. De 10 a 38mg por xícara.
PROPRIEDADES MEDICINAIS: Por ser mais processado, apresenta propriedades mais concentradas. O chá branco contém altos níveis de catequinas e antioxidantes, reduzindo a incidência de doença crônicas como disfunções cardiovasculares e câncer, diminuindo o risco de acidente vascular cerebral e diabetes e combatendo o envelhecimento precoce.
- Como qualquer bebida feita a partir de uma planta com cafeína, há muitos fatores que podem determinar os níveis de cafeína em sua xícara de chá, incluindo como a planta foi processada e como a bebida foi preparada.