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O que é Bone Broth (Caldo de Ossos) e por que é tão bom para a saúde?

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o que é bone broth
Imagem: Goop

Depois do suco verde e do golden milk, a tendência da vez no universo da nutrição funcional é o caldo de ossos (ou bone broth). Nos Estados Unidos, lojas como Brodo e Good Eggs já vendem a bebida com a mesma facilidade que o Starbucks vende um café.

O sucesso tem explicação: é rico em colágeno, vitaminas, aminoácidos e minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo. O caldo de ossos pode auxiliar em problemas digestivos e intestinais, deficiências imunológicas, melhora a elasticidade e beleza da pele, a saúde das articulações e alergias alimentares. Não à toa, é o queridinho da vez de Gwyneth Paltrow, que o chamou de “bebida milagrosa de inverno”, Kobe Bryant, que usa o caldo para aumentar a energia e reduzir a inflamação, Selma Hayek, que consome o líquido para parecer mais jovem, e Shailene Woodley, que toma o caldo de ossos no café da manhã todos os dias.

Mas afinal, o que é o caldo de ossos (bone broth), como é feito e quais são seus verdadeiros benefícios? Conversamos com a nutricionista funcional Paula Hertel, que nos explicou tudo sobre o “superalimento” do momento.

 

O que é bone broth (caldo de ossos)?

“Bone broth é um caldo feito através de ossos e cartilagens de carne bovina e frango com vinagre,” explica a nutricionista.

 

Curiosidade: o caldo de osso é consumido na maioria das culturas há séculos, principalmente como um “remédio natural.” Nossos antepassados buscavam aproveitar todas as partes do animal que não são normalmente ingeridas, como tendões, ossos e ligamentos, cozinhando tudo por até dois dias, procurando extrair o máximo de sabor e nutrientes.

 

Quais são os benefícios do caldo de osso (bone broth)?

“Ele possui muitos benefícios para a saúde intestinal (ótima opção para quem tem constipação ou doenças inflamatórias intestinais), é muito rico em proteínas (principalmente colágeno, uma proteína estrutural para pele, unhas e cabelos), condroitina e glucosamina (componentes importantes para tratamento de problemas articulares como artrite e artrose).

A glutationa participa da detoxificação do organismo. Também possui minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, nutrientes essenciais para a saúde óssea,” explica Paula.

 

O caldo de osso também é uma maneira simples de aumentar sua ingestão de proteínas.

O bone broth está cada vez mais popular e lá fora, já encontramos até como suplemento em pó – muita gente usa para fazer smoothie!

 

Podemos também fazer o caldo de ossos em casa?

“Podemos consumir o bone broth de duas formas. A primeira é fazendo o caldo em casa, consumindo-o puro ou em preparações culinárias. A segunda forma é como suplemento em pó, que pode ser utilizado em smoothies com frutas,” recomenda Paula.

OhTip: você também pode usar o caldo como base para sopas, basta adicionar vegetais e proteínas. Também é possível utilizar o caldo de ossos no lugar da água para cozinhar grãos, como quinoa ou painço. Assim, os grãos absorvem todos os nutrientes do caldo.

 

O Que É Caldo de Ossos
Imagem: Minimalist Baker

 

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Asse os ossos por 30 minutos à 100°C.

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Coloque-os na água com vinagre e reserve por 30 minutos.

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Inclua todos os demais ingredientes e leve ao fogo, após fervura deixe em fogo baixo e com o auxilio de uma colher, retire as espumas e sólidos que aparecerem na superfície durante o cozimento.

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Repita esse procedimento a cada 30 minutos nas primeiras 2 horas.

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 Coe o caldo e armazene na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até 1 mês.

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