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Plant Based: Como Ganhar Massa Muscular

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Proteínas Plant Based

Imagem: Elsa’s Wholesome Life

A alimentação plant based não é comumente associada ao ganho muscular. O pensamento comum é: como uma pessoa pode ingerir proteínas o suficiente para crescimento muscular sem consumir nenhum produto animal?

Na verdade, essa relação é um mito. É importante entender que as proteínas são formadas por aminoácidos. Os aminoácidos essenciais são aqueles que nosso corpo não produz naturalmente, logo; precisamos consumi-los através da dieta. Todos os aminoácidos essenciais são encontrados nas fontes vegetais.

Um exemplo simples: Os animais, como as vacas, se alimentam de plantas e as plantas fornecem às vacas todos os nutrientes que elas precisam – incluindo os aminoácidos essenciais. Assim fica fácil entender que a proteína animal não é mais completa que o alimento que fornece os nutrientes a ela, não é?

Uma dieta plant based equilibrada e variada, com ingestão calórica adequada, é capaz de garantir o aporte de aminoácidos necessários para sintetizarmos nossas proteínas para ganho de massa, tanto para quem pratica atividades físicas moderadamente até para atletas de elite.

Sem contar os benefícios (que já falamos aqui no site), que incluem a melhora da saúde geral e do bem-estar.

Quer bons exemplos? Atletas profissionais como Venus Williams e Novak Djokovic são adeptos do estilo de vida plant based.

Os maiores e mais musculosos mamíferos – três espécies diferentes de elefantes, quatro espécies de rinoceronte, o hipopótamo, a girafa e o gauro – obtém todas as suas necessidades nutricionais, incluindo aminoácidos para síntese proteica, inteiramente de plantas (1).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dfd_spacer screen_wide_spacer_size=”10″ screen_normal_resolution=”1024″ screen_tablet_resolution=”800″ screen_mobile_resolution=”480″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dfd_single_image image=”2211″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dfd_heading subtitle=”” delimiter_settings=”delimiter_style:solid|delimiter_width:80|delimiter_height:1″ undefined=”” title_font_options=”tag:h5″ subtitle_font_options=”tag:div”]Quais são as melhores fontes de proteínas vegetais?[/dfd_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Proteínas de origem vegetal vem principalmente de leguminosas, oleaginosas, sementes e combinações com cereais (integrais).

  • Leguminosas: lentilhas, ervilhas, feijões, grão-de-bico, farinha de grão-de-bico
  • Tofu, tempeh
  • Oleaginosas: castanhas de caju, amêndoas, amendoim, pistache
  • Sementes: abóbora, girassol, gergelim, chia
  • Grãos: 100% de trigo integral, aveia, trigo sarraceno, painço, quinoa, amaranto,
  • Hemp Seeds
  • Edamame
  • Spirulina
  • Folhas verdes escuras
  • Espinafre
  • Brócolis

Além dos alimentos integrais, também existem proteínas vegetais em pó, que podem ser uma boa ideia para quem quer ganhar massa muscular.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]