frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: PRIMEIRACOMPRA

4 passos simples para ser mais produtiva

como ser mais produtiva

Imagem: Shutterstock

Nós até gostamos de nos gabar por conseguir fazer mil coisas ao mesmo tempo: passear com o cachorro, ouvir música, responder e-mails e criar mentalmente a lista do supermercado… Quem aí se identifica?

Mas será que ser multitarefa realmente nos torna mais eficientes?

Estudos mostram que realizar mais de uma atividade por vez prejudica a nossa eficácia e nos torna mais improdutivas.

Isso acontece porque nosso cérebro não consegue focar em mais de uma coisa ao mesmo tempo, automatizando alguma das funções enquanto fazemos outras. Dessa forma, ele alterna constantemente o foco entre as atividades.

Assim, você perde a qualidade do que está fazendo, leva mais tempo – porque demoramos para readaptar o foco e contexto de cada atividade – e gasta mais energia. Além disso, provoca a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, que geram mais stress e ansiedade.

Você acha que consegue sim, dar conta de fazer mil coisas ao mesmo tempo, com a mesma qualidade e tempo?

Então, pense aí com bastante sinceridade: você nunca perdeu a cena maaais importante de um filme e ficou sem entender nada, só porque foi dar aquela espiadinha inocente no Instagram ou Whatsapp? Então imagina como nossa atenção fica comprometida quando estamos trabalhando e precisamos usar ainda mais todos os recursos do nosso cérebro!

Mas como fazer para se tornar mais produtiva e mais focada? Se você deseja descobrir a resposta para essa dúvida e aprender 4 passos para ser mais produtiva, confira minhas dicas abaixo.

Descubra como ser mais produtiva

1. Quebre a crença da multitarefa

Eu sei que fomos ensinadas a pensar que ser multitarefa é mais eficiente, mas da mesma forma que aprendemos a valorizar isso, nós podemos mudar o nosso mindset e quebrar essa crença. A ideia é começarmos a valorizar a atenção dada em cada atividade que estamos fazendo.

2. Planeje-se

Tornar-se “monotarefa” exige mais concentração e planejamento. Separe um tempo para organizar suas pendências, tarefas e sua agenda. Liste tudo que precisa fazer, entenda os prazos, crie uma ordem de prioridade e siga seu planejamento.

3. Tenha foco e disciplina!

Eu afirmo com toda certeza que, enquanto você estiver fazendo uma tarefa, eventualmente vai se lembrar de outra coisa que precisa fazer. Mas tenha foco e disciplina para não parar o que você estiver fazendo para focar nessa outra atividade! Tenha sempre a sua lista próxima a você, ou algum lugar que você possa fazer anotações, e anote essa ideia, e depois reorganize a sua lista.

4. Aproveite os resultados da produtividade

Pequenas mudanças como essas vão te trazer mais tempo e mais energia, e te ajudar a ter foco e cada vez mais planejamento. Aproveite esse tempo e disposição extras para cuidar mais de você, de fazer mais coisas que você gosta e te fazem bem.


Acompanhe a Andrea Murrer no Instagram e em seu site.

Administradora de Empresas e Coach de Carreira, geminiana comunicativa, e apaixonada por desenvolvimento humano. Ajudo mulheres a se reencontrarem e se desenvolverem profissionalmente, para trilharem carreiras realizadas e viverem com muito mais equilíbrio e sentido.