frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: PRIMEIRACOMPRA

Cleansing oil: o que é a limpeza à base de óleo, como usar e benefícios

o que é cleansing oil
Imagem: GettyImages

Você sabe limpar seu rosto corretamente? A melhor maneira de limpar a pele, de acordo com a rotina de beleza asiática, envolve muito mais do que a dupla água e sabonete.

Continue lendo e saiba tudo sobre o cleansing oil.

First things first: a importância de limpar o rosto

Talvez a gente não se atente à importância da limpeza na rotina de cuidados com a pele. Mas ela não só é o primeiro passo da sua rotina de cuidados com a pele, mas também o mais importante.

É a limpeza que prepara a pele para receber todos os outros produtos que você usar em seguida.

Como você já sabe, a pele é o maior órgão do nosso corpo. Sua principal função é agir como uma barreira entre a parte interna do corpo e o ambiente externo. Ou seja, ela mantém a água e todos as impurezas (como alérgenos e poluentes) do lado de fora.

Assim, quando dormimos sem lavar o rosto, por exemplo, podemos obstruir os nossos poros e causar acne. Maquiagem, filtro solar, impurezas externas (como poluição) e sebo se instalam nos poros, causando cravos e muitas vezes, espinhas.

Agora, o que muita gente não sabe, é que além de causar acne, não limpar o rosto adequadamente pode também acelerar o envelhecimento. Sim! A poluição ambiental que se acumula ao longo do dia aumenta a produção de radicais livres. Eles são responsáveis por danificar as células saudáveis da nossa pele, causando a degradação da elastina e do colágeno natural (componentes responsáveis pela firmeza da pele). Em suma? As temidas rugas e flacidez.

É por isso que na Ásia, as mulheres priorizam a limpeza adequada da pele. Elas sabem que é o primeiro passo para o objetivo final: uma pele linda, saudável e viçosa.

E é aí que entra o cleansing oil, boom na rotina de skincare das asiáticas.

O que significa cleansing oil?

Limpeza facial à base de óleo, removendo maquiagem e impurezas sem remover os óleos naturais (e benéficos) da pele. Quando massageados sobre a pele, os óleos de limpeza facial se misturam às impurezas e sujeira da superfície, deixando a pele macia, limpa e hidratada depois de enxaguado.

Se você tem pele oleosa, pode estar achando tudo isso uma loucura. Limpeza à base de óleo? Jamais! Mas a realidade é que cleansing oils são maravilhosos para a pele oleosa, sensível e propensa à acne.

A lógica é simples e baseada na ciência. Imagine um dia chuvoso e uma poça de óleo sobre uma poça de água. Ela não se mistura, certo? Semelhante dissolve semelhante. Óleo dissolve óleo.
Portanto, o cleansing oil ajuda a:

  • Quebrar e remover o excesso de impurezas como sebo, resquícios de silicone, cremes e filtro, sem agredir a pele
  • Remover todos os tipos de maquiagem (inclusive à prova d`água) com apenas um produto
  • Desobstruir poros e limpar sem agredir

Os limpadores à base de óleo mantêm o equilíbrio natural do pH da pele e evitam o chamado efeito rebote, ou seja, quando a oleosidade da pele aumenta após o uso de produtos que removem excessivamente o óleo no rosto e consequentemente, a hidratação natural da pele.

O cleansing oil também possui ingredientes emulsificantes para que sejam enxaguados totalmente, sem deixar resíduos. Quando aplicados na pele seca, o óleo “quebra” a sujeira e a maquiagem – inclusive à prova d`água.

Por aqui, o boom começou agora. Mas na Coréia do Sul e Japão, toda marca de beleza tem seu próprio cleansing oil.

Os óleos usados ​​para a limpeza – dependendo da fórmula -, também podem ter nutrientes importantes e outros benefícios para a pele, como a hidratação.

Como usar o cleansing oil?

Existem duas formas. A primeira envolve a remoção do óleo com água ou um pano úmido. O segundo método, popularizado pela K-beauty, chamada de double cleansing, consiste no uso em sequência de um sabonete facial à base de água, e assim remover qualquer possível resíduo mais resistente.

O ideal é sempre observar como a sua pele reage melhor.

1. Limpeza básica com cleansing oil

  • Aplique e espalhe o óleo de limpeza no rosto seco com as mãos secas (não é necessário algodão ou lenço). Em seguida, massageie suavemente até dissolver toda a maquiagem (inclusive à prova d`água) e sujeira.
  • Aproveite o momento e faça uma automassagem suave. Afinal, massagear o rosto melhora a circulação sanguínea, garante uma pele mais bonita e claro, é muito relaxante. Pense em massagear os músculos e não a pele – nem tão gentil para não sentir nada, nem tão forte que repuxe a pele.
  • Quando sentir que a pele já está limpa e toda a sujeira “derretida”, enxague normalmente com água ou uma toalha úmida.

2. Double-cleansing

O double-cleansing ou limpeza dupla é uma técnica originária do Japão na década de 60. Ideal para quem tem tendência à acne ou pele oleosa.

  • Siga a primeira etapa de limpeza básica acima.
  • Depois de enxaguado, faça uma segunda limpeza com um produto suave à base de água.
  • Continue com sua rotina normal

A ideia é remover todas as impurezas e equilibrar todos os tipos de pele.

Como escolher um cleansing oil?

Os óleos de limpeza facial podem aparecer em diversas apresentações, como líquido ou sólido (são os cleansing balm ou cleansing butter). Se você tem a pele mais sensível, prefira produtos sem perfume.

Dica: nós amamos óleos naturais como o óleo de coco, mas eles podem deixar resíduos. Por isso, prefira óleos de limpeza especialmente formulados para limpar a pele com segurança.

Com que frequência usar um óleo de limpeza?

A recomendação é no máximo uma vez ao dia. Prefira inserir na rotina noturna, para remover todas as impurezas e sujeira acumulada durante o dia.