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6 dicas para um Carnaval equilibrado e consciente

dicas para um Carnaval equilibrado e saudável

Imagem: Farm

Carnaval chegando e, mais do que nunca, queremos aproveitar os dias de festa com muita consciência e ações que ajudem a manter o estilo de vida saudável. E não estamos falando de atitudes radicais ou impossíveis: é possível combinar festa e saúde, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Existe uma nova tendência chamada “mindful partying”, o balanço entre saúde e celebração. Mas como conseguir esse equilíbrio? Calma, vamos te ajudar! Selecionamos 6 dicas para um carnaval equilibrado e saudável, celebrando e aproveitando os dias de festa com consciência. Vamos lá?

6 dicas para um carnaval equilibrado e saudável

1. A mais importante: beba água e mantenha-se hidratado

É básico, mas, essencial lembrar da importância de beber água e se manter hidratado durante a folia, já que você está fora da sua rotina habitual, dançando muito e possivelmente exposto às altas temperaturas.

A água ainda é crucial para evitar a ressaca. O ideal é alternar uma bebida alcoólica e outra com a ingestão de um copo de água e bebidas não alcoólicas, como água de coco e sucos naturais.

Uma boa dica é carregar sempre uma garrafinha de água, principalmente em bloquinhos. Tente beber uma garrafa de 500 ml de água por hora, dica simples que ajuda a evitar a ressaca, a desidratação e a perda de eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.

2. Tire cochilos energizantes

Sabe aquela soneca perfeita de 30 minutos que faz toda a diferença no dia a dia? Ela também é sua melhor amiga no Carnaval! Os cochilos aumentam a energia, a resistência e ainda nos deixam mais alerta.

Tente tirar uma soneca de 30 minutos algumas horas antes da folia – ou entre uma festa e outra. É impossível? Nick Littlehales, autor de Sleep: The Myth of 8 Hours, recomenda então encontrar um canto e fechar os olhos durante alguns minutos, se desconectando por um momento.

3. Pratique o Mindful Drinking (beber conscientemente, em tradução livre)

“Beber menos” é um conselho amplo demais, segundo Rosamund Dean, jornalista e autora de Mindful Drinking: How To Break Up With Alcohol. A autora é mais específica. Ela recomenda:

  • Planeje o que vai beber com antecedência. “Pense com antecedência sobre onde você vai, quem vai encontrar, o que você vai beber. Se você pensar em tudo isso isso e se planejar, fará uma diferença muito grande na tomada de decisões”, diz.
  • Limite antecipadamente o número de bebidas que você irá consumir

“A espontaneidade é o inimigo da bebida consciente. Isso acontece porque, a cada bebida, nossa força de vontade diminui. O ideal é tomar todas as decisões antes do terceiro copo. Quanto mais detalhes você pensar, melhor, como por exemplo, se você não participará de rodadas de shots, se beberá apenas cerveja, etc. Isso diminui as chances de você jogar tudo para o ar e beber de qualquer maneira, sem consciência.”

4. Tenha snacks saudáveis sempre à mão

Leve sempre alguns snacks saudáveis e leves com você, como castanhas e frutas. Uma boa dica é a banana – fruta rica em potássio, mineral que é perdido por meio dos efeitos diuréticos do álcool. Assim, você também repõe a energia gasta entre um bloco e outro.

5. Comece o dia com um café da manhã saudável e completo

Começar o dia com um café da manhã farto ajuda a controlar o apetite durante todo o dia, garantindo a sensação de saciedade, além de fornecer bastante energia na hora da festa. Inclua carboidratos complexos e ricos em fibras, como a aveia; e proteínas e gorduras saudáveis.

6. Pós-carnaval: controle de danos

Exagerou na folia? Vamos ao controle de danos pós-folia!

  • Faça um chá antes de dormir – hortelã e gengibre são boas opções que ajudam no processo digestivo e favorecem a eliminação do álcool.
  • Shot de açafrão-da-terra (cúrcuma) ao acordar. A especiaria tem propriedades anti-inflamatórias, ferro, B6 e potássio, perfeito para melhorar a imunidade e ajudar a combater a ressaca e sintomas como náusea. Experimente apenas um gole de açafrão + gengibre + 50 ml de água.
  • Abuse da água de coco na manhã seguinte! A bebida é super hidratante e rica em eletrólitos, o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido.