frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: PRIMEIRACOMPRA

Primeiros passos para uma vida mais saudável e consciente

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Como ter uma vida mais saudável e consciente

Imagem: @marylauren

Lorena Ventura para Oh Well

Nos últimos dias, passamos por um grande choque de realidade ao ver mercados desabastecidos e pessoas desesperadas por gasolina nas filas dos postos. A mensagem inicial que podemos tirar disso tudo é: não podemos depender exclusivamente de um sistema que se sustenta em bases frágeis. Mas como assim? Eu explico.

A nossa comida vem de longe, muito longe. Os nossos carros tumultuam o trânsito e utilizam combustíveis fósseis, um recurso que tem data para acabar. A nossa saúde anda de mal a pior, pois comemos muitos itens embalados, respiramos um ar poluído e nos matamos em empregos que não fazem sentido. Ansiedade anda nas alturas. O consumismo lota a nossa casa de entulhos. A cada compra, produzimos uma imensa quantidade de lixo. Os nossos hábitos são os mesmos há muito tempo.

Em meio a tanto caos, como é possível fazer as coisas de forma diferente? Afinal, o mundo ao nosso redor parece não facilitar, a mudança parece quase impossível. E se eu te disser que é, sim, possível transformar hábitos e padrões destrutivos em atitudes saudáveis, naturais e conscientes?

Para começar, é preciso querer mudar. Toda mudança começa primeiro na mente, com uma ideia, um sonho a seguir. Se você deseja algo de verdade, já é meio caminho andado. Ao tomar a atitude de querer mudar, você irá esbarrar em crenças limitantes que há muito vêm pairando sobre a sua visão, como filtros nos seus olhos. Todo o mundo que você vê ao redor possui o filtro das suas crenças, a “realidade” é uma questão de opinião interna sobre como a vida e o mundo funcionam.

As suas crenças podem ser desconstruídas, saiba disso. Não é porque a sociedade te ensinou que “as coisas são assim e pronto” que você deve passar a vida inteira fazendo as coisas conforme aprendeu. Se você acha que existe uma maneira melhor (para você!) de fazer as coisas, faça. As crenças vão se desconstruindo conforme você olha para elas e se depara com novas ideias e possibilidades.

Então, qual a mudança que você deseja realizar na sua vida? Quer parar de comer carnes e derivados? Reduzir drasticamente a sua produção de lixo? Desapegar de grande parte das suas coisas? Aprender a viver (mais e melhor) com menos? Consumir alimentos orgânicos de pequenos agricultores? Largar o seu emprego e viver com mais propósito? Viver plenamente o seu potencial? Começar a meditar? Tudo isso e mais um pouco?

Você pode. Mas, para não ficar assustada(o) com tantas informações, é preciso escolher aquilo que mais te empolga no momento e dar pequenos passos diários em relação a isso. Se você quer parar de comer carnes e derivados, por exemplo, você pode a partir de hoje fazer uma refeição vegana por dia. Apenas uma. A melhor e mais colorida refeição que você puder. Daqui a alguns dias, experimente fazer duas refeições. Enquanto isso, estude mais sobre o assunto, inspire-se com outras pessoas que já “chegaram lá” – e que passaram pelo mesmo que você está passando agora, a necessidade de mudar.

Eu tenho um lema de vida que é ser 1% mais consciente a cada dia. Sim apenas 1%. Eu não preciso ser e saber de tudo do dia para a noite. O meu estilo de vida saudável, natural e autônomo vem se construindo organicamente dia após dia, atitude após atitude. A vida é um processo e não há receitas prontas.

Existem pedras no caminho? Sim. Existem retornos aos hábitos antigos? Com certeza! Mas pouco a pouco você vai se fortalecendo e transformando de vez hábitos que antes eram tão enraizados em você. Entenda que você está trocando as suas raízes velhas por raízes novas e fortes, isso leva tempo e pode doer às vezes. Mas eu te prometo que vale a pena.

Então, o que você está esperando para fazer algo? Agora você sabe que não precisa mover uma montanha inteira de uma vez. Vá no seu ritmo, mas vá. Se é isso que você quer, nada além de você mesma(o) pode te impedir. Toda grande árvore um dia foi apenas uma semente, então aproveite a germinação do ser incrível que é você e abra-se para o novo![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][dfd_spacer screen_wide_spacer_size=”20″ screen_normal_resolution=”1024″ screen_tablet_resolution=”800″ screen_mobile_resolution=”480″ tutorials=””][dfd_delimiter delimiter_style=”dfd-delimiter-with-line” undefined=”” tutorials=””][dfd_spacer screen_wide_spacer_size=”20″ screen_normal_resolution=”1024″ screen_tablet_resolution=”800″ screen_mobile_resolution=”480″ tutorials=””][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Lorena Ventura é escritora, ecofeminista e facilita oficinas de cosméticos naturais. Relaciona temas como espiritualidade, veganismo, natureza, (eco) feminismo, sustentabilidade, redução na produção de lixo e mudança de hábitos em seus textos e vídeos. Seu lema de vida é ser 1% mais consciente a cada dia. Escreve na página do Facebook e Instagram @meudespertarnatural.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][dfd_single_image image_size=”custom” image_width=”220″ image_height=”220″ image=”1583″ tutorials=””][/vc_column][/vc_row]