
A quase desconhecida e charmosa cidade de Ramatuelle, na França
Quando falamos no sul da França, inúmeros lugares podem vir a mente: Riviera, Provence, Saint Tropez são apenas alguns desses nomes.
Mas, se eu te disser que estive em Ramatuelle mês passado, a maioria dos brasileiros não terá ideia de onde fica. E é para apresentar essa charmosa cidade francesa que preparei esse texto.
Localizada a poucos quilômetros da badalada St. Tropez, esconde-se Ramatuelle. Um pequeno vilarejo construído nas alturas, entre os Caps Camarat e Taillat, que garante uma vista deslumbrante do Golfo de St. Tropez.
O destino é perfeito para um tipo de público bem específico: quem busca tranquilidade.
São poucas ruazinhas que circundam as casas antigas, mas extremamente charmosas. Com portões de ferro, pinturas discretas e vegetação por toda parte. O comércio local fecha cedo, exceto pelos restaurantes que ocupam a rua principal e são o principal motivo da visita dos turistas. Os estabelecimentos são pequenos e o charme é ficar ali, numa mesinha na calçada apreciando um bom vinho.
Mas nem só de cantinhos pequenos é composta a região. Há 10 minutos de carro desse nostálgico centrinho está o hotel La Réserve Ramatuelle, construído no alto de uma colina em um terreno hoje considerado de preservação ambiental da Unesco, com uma das mais belas vistas da região.

Não à toa que é com essa vista que os hóspedes são recebidos no momento do check-in e que os acompanha durante toda a estada: seja nas exclusivas vilas privativas ou nas suítes do prédio principal, você não tira os olhos do mar Mediterrâneo. Além da arquitetura, que mistura o moderno e o provençal, o SPA merece destaque com seus tratamentos realizados com produtos da marca Suíça Nescens.

O hotel também é bastante procurado por visitantes de outras partes do sul da França, já que o restaurante La Voile é estrelado e oferece um menu equilibrado com sabores do sul e ingredientes locais. Prefere jantar vislumbrando o Mediterrâneo? No rooftop do prédio principal está o restaurante japonês mais charmoso e delicioso da região.

Aos amantes de praia a região não deixa nada a desejar. Em Pampelonne você encontra os badalados Beach Clubs, sendo perfeito para quem quer movimento. Na praia de L’Escalet você vai encontrar um pouco menos de movimento, mas é na Plage de Briande que você pode ter uma praia praticamente deserta todinha para você – dependendo da época do ano, é claro.
