
Como a sua rotina de sono pode afetar a sua produtividade
Como anda a sua rotina de sono? Quantas horas você dorme por noite?
Apesar de sabermos que o recomendado é dormir em média 8h por noite, muitas vezes pensamos “quem tem tempo pra isso?”.
Mas esse é o maior paradoxo: quanto menos dormimos, menos produtivos nos tornamos, e levamos mais tempo para desempenhar uma função. Ou seja, na tentativa de termos mais horas produtivas, gastamos mais tempo do que o necessário executando tarefas, tendo impacto negativo na nossa produtividade.
Mas não é só ela que é prejudicada: a falta de descanso afeta não só a nossa saúde física, como também a mental e emocional, visto que o sono nos ajuda a descansarmos o nosso corpo e também a nossa mente.
E pensando nos reflexos que podemos ter na nossa carreira, a falta de horas de sono traz consequências como: falta de foco, dificuldade de gerenciamento de tempo e tomada de decisão, menos motivação, bloqueios criativos, perda de memória, ansiedade e descontrole emocional.
Como ter uma rotina de sono mais saudável?
1. Faça a mudança de paradigma
Apesar da nossa cultura workaholic nos dizer “treine enquanto eles dormem” e que “dormir é um luxo”, lembre-se que é o sono que te permite funcionar num nível máximo de contribuição e realizar mais, com mais qualidade, e mais saúde!
Por isso, faça do seu período de descanso uma prioridade.
2. Crie uma rotina noturna
Procure deitar-se sempre no mesmo horário, evite as telas no quarto (tv, celular, computador) e crie uma rotina onde você se permite desacelerar, como por exemplo, tomar um banho quente, ler, meditar, e crie um ambiente propício para o sono.
3. Mantenha uma rotina saudável
Uma rotina de exercícios e alimentação (e hidratação) também faz muita diferença para a sua qualidade do sono!