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Meditação: como meditar, benefícios e por onde começar

como meditar
A importância da meditação

Você quer meditar e experimentar os inúmeros benefícios da prática, mas não sabe por onde começar? Com tantas técnicas, orientações e abordagens diferentes, é natural que a meditação pareça complicada, mas é muito, muito mais simples do que parece.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como meditar, de uma forma simples e bem prática, mostrando que a meditação se adapta a qualquer estilo de vida, inclusive o seu!

Vamos lá?

Por que e para que meditar?

Meditamos para acessar o nosso Eu Verdadeiro.

Os barulhos do Ego, do social, das nossas crenças, atrapalham imensamente a verdadeira conexão. Praticar a meditação, ou seja, o silêncio, abre a porta da intuição. 

Esse movimento nos ensina a diminuir o som da vida externa e ajusta o botão que nos coloca em contato direto com o mundo interno, sem filtros e sem bloqueios.

Quando acessamos o Eu Interior, acessamos a Fonte Criadora de Tudo o que É! Afinal, somos todos um!

Por onde começar a meditar?

Você pode começar agora mesmo!

Meditar é: estar em uma posição confortável, de olhos fechados.

Só isso? Sim, só isso!

O problema de muitas pessoas que começam a meditar são as dúvidas que surgem à partir daí!

Meditar é silenciar, simples assim!

Mas quando nos propomos a sentar e iniciar a prática, TODOS os incômodos do mundo aparecem!

A mente começa a tagarelar; ficamos impacientes; surgem dúvidas de como respirar; encontramos sentimentos e emoções reprimidas; começamos a nos preocupar com a lista de pendências do dia em questão; dá preguiça; e daí… o projeto acaba antes mesmo de começar!

Não existe certo nem errado com relação à prática da Meditação.

Você pode escolher qualquer horário, qualquer lugar, por quanto tempo desejar.

A mente vai SIM tagarelar, essa é a função dela! O seu papel é, durante a meditação, treinar a não-interação com a mente, apenas isso.

Se a lista de preocupações começar a incomodar, pare de meditar, anote a lista num papel e volte a meditar. Funciona demais! 

Preguiça, impaciência, ansiedade, são sintomas ultra comuns para iniciantes. Isso nada mais é do que o medo natural do desconhecido! É também seu corpo mostrando as resistências do Ego. 

É importante SENTIR e entrar em contato com as emoções que sobem durante a prática, para isso mesmo que serve a meditação… para se conhecer e transmutar essas amarras!

Criando uma rotina para meditar

meditação benefícios

Como expliquei acima, não existe hora nem local certo para meditar. Ou seja, vai de acordo com a sua preferência. Alguns testes podem ser interessantes nesse início de prática. Seja flexível até descobrir o que funciona melhor para a sua vida.

Eu sugiro uma autoanálise inicial. Observe sua rotina. Observe seus picos de energia. Observe suas preferências!

Encaixe esse momento tão maravilhoso, de conexão com seu Eu Verdadeiro, num momento do dia em que seja o mais convidativo para essa realização!

Quanto tempo devo meditar?

Mais um ponto relativo! Vou sugerir algumas ideias para você começar:

(Separe uns 15 minutos para esses 3 passos)

  1. Ao escolher a hora e o local para sentar em meditação, prepare o corpo com um relaxamento (5 minutos). Pode ser uma música, um áudio meditativo ou, simplesmente observar a sua respiração. Essas ações fazem com que você relaxe e esteja numa frequência vibracional mais calma para aproveitar o máximo da meditação.
  2. Medite! Feche os olhos e apenas sinta a vida. (5 minutos)
  3. Para finalizar, permaneça em estado meditativo. Você pode ficar sentado ou ir fazer suas coisas nesse momento porém, faça isso num ritmo mais calmo, mantendo a frequência acessada na meditação. (5 minutos ou, o máximo que puder! O ideal, com a prática, é ficarmos em estado meditativo como estilo de vida!)

Meditação e Respiração

Existem muitas técnicas meditativas. Cada uma traz uma infinidade de ritmos e práticas respiratórias.

Como aqui o propósito é simplificar e abrir acesso para a sua essência, a respiração mais indicada é a diafragmática.

Traduzindo: Você vai respirar sentindo a barriga estufar! Só isso.

Em vez de manter a respiração no alto do tórax, como fazemos atualmente por conta de uma vida ansiosa, vamos empurrar o ar um pouco mais pra baixo, sentindo mesmo que a barriga estufa! Igual os bebês fazem! 

Como conseguir e manter a motivação para meditar

Essa parte serve para a meditação e também para qualquer outra prática que quisermos incluir em nossas vidas.

Para iniciar algum projeto é preciso ter clareza dos benefícios e saber se esses benefícios são realmente interessantes pra você, nesse momento!

Benefícios da Meditação

meditação para iniciantes
Meditação e benefícios

Esse tópico daria um texto à parte!

Vejamos uma lista básica:

  • Abertura dos canais de intuição
  • Calma nas reações do dia a dia
  • Expansão da consciência
  • Acesso à Fonte
  • Autoconhecimento
  • Sabedoria para tomar decisões
  • Autoconfiança
  • Apreciação da solitude
  • Assertividade nas relações
  • Clareza
  • Autoestima elevada
  • Acesso à crenças e memórias que precisam ser transmutadas
  • Conexão com milagres

MEDITAÇÃO, PODE VIR QUE AGORA EU TE QUERO!

Para concluir, entenda que você já tem acesso à essa porta!

A meditação nada mais é do que a sua conexão consigo mesmo.

Ter acesso ao seu Eu verdadeiro é acessar todas as bênçãos que você deseja nessa vida!

Você é a Fonte, tudo já é seu porque você é o Todo!

Praticar o silêncio, por 5 minutos que seja, é acessar a frequência da verdade e do poder.

É como aprender a usar uma ferramenta que realiza todos os seus sonhos! E não é exagero 🙂 medite e verás!

Comece do seu jeito, no seu tempo. Treine, a gente só fica bom naquilo que pratica com frequência!

E o mais importante, o propósito precisa estar alinhado contigo, precisa ser algo que faz sentido pro seu momento.

A meditação não é pra ser uma obrigação chata para que você seja zen. A meditação vai te ensinar a ter intimidade com seu Eu mais profundo, e como gosto de dizer para os meus alunos, vai fazer com que se apaixone perdidamente por quem és!

Vá no seu tempo, do seu jeito. Está tudo certo como está!

Um beijo, muito amor
Adriana Souza


Adriana Souza é professora, escritora e terapeuta floral. “Minha maior alegria é te ajudar a reconhecer sua essência perfeita. Permita essa reconexão e sinta o poder que vibra dentro de ti!   Você é a pessoa mais importante do mundo. Sinta isso, viva isso e deixe a existência sincronizar o seu máximo de felicidade!”

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