frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: OHWELLCLUB

Deserto do Atacama: variedade de tons e paisagens

Longe de ser um mar de areia com cenários monocromáticos, o Atacama, deserto mais árido, alto e antigo do planeta, empolga pela variedade de passeios e paisagens à disposição dos visitantes.

Ao norte do Chile, ocupa uma área de mais de 100 mil km2 com paisagens pontuadas por vulcões, salares, vales, termas e lagunas.

As opções de passeios são tantas – cerca de 30 atrações -, que fica até difícil decidir o que fazer. Mas a dica é preparar o corpo para as mudanças bruscas de altitude e temperatura, assim, o ideal é começar por passeios com altitudes semelhantes à de San Pedro de Atacama, em torno de 2.400 metros, e deixar os tours que passam dos 4 mil metros para depois do terceiro dia no deserto.

Gosta de opções mais contemplativas?

Então não deixe de se programar para conhecer o Valle de la Luna, que fica dentro da Cordilheira de la Sal, e observar a Piedra del Coyote.

valle de la luna atacama
Apexphotos / GettyImages

Outra ótima opção é o passeio de um dia inteiro para as Lagunas Altiplânicas. Para algo mais movimentado, mas ainda assim tranquilo, a pedida é ir de bike até o centro comercial da região, a cidade de San Pedro do Atacama, onde está a maior concentração de hotéis, restaurantes, lojinhas e agências de excursão. Por lá você também vai encontrar inúmeros cachorros.

Imagem: Martinelli73 / GettyImages

Para ver os famosos flamingos, o passeio ideal é ao Salar do Atacama e Lagoa Chaxa. Mergulhar está liberado das Termas de Puritama (são 7 piscinas a disposição do público) e na Laguna Piedras, também conhecida como o Mar Morto das Américas. Mas, não se engane, ao contrário das termas, aqui a água é gelada.

Agora, se você tem preparo físico e quer explorar um passeio diferente, não deixe de fazer a subida ao Vulcão Cerro Toco. São 4 horas de caminhada que valem a vista. É comum os hotéis da região oferecerem as excursões no valor da diária, o que inclui também transporte e alimentação durante os tours, como é o caso do Alto Atacama Lodge SPA. 

Alto Atacama Lodge SPA

hotel alto atacama
Hotel Alto Atacama

Para criar este delicado hotel no meio do deserto do Atacama, foi feito um esforço meticuloso por parte dos proprietários do local para integrar o hotel ao cenário já existente.

Para isso o prédio foi todo construído no estilo tradicional de adobe, com tijolos de terra crua, água e palha moldados artesanalmente. Assim, com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente possível, fazendo com que o lodge seja um exemplo de arquitetura inovadora e sustentável.

Alto Atacama Lodge SPA
Hotel Alto Atacama

Todo o design do hotel recebeu influências da arquitetura das aldeias locais e foi concebido para se misturar perfeitamente ao seu ambiente ao redor, aparecendo como parte dos cumes terracotas do deserto. O projeto envolveu a experiência e talento dos melhores arquitetos chilenos e um minucioso trabalho da botânica Veronica Poblete, responsável pelo desenvolvimento do conceito de flora decorativa denominada Andescape.

A técnica utiliza técnicas agrícolas antigas e só surgiu depois de 20 anos de estudos focados no território andino chileno. Parece até estranho falarmos de deserto e de natureza, mas no hotel Alto Atacama o paisagismo é levado a sério e sim, é possível se encantar com as belezas da flora local. Por lá 90% das plantas usadas no hotel são nativas.  

Tina Lyra é o nome à frente da TL Portfolio, empresa de consultoria que representa hotéis e experiências de luxo ao redor do mundo.

0
minha sacola
ops, sua sacola ainda está vazia.escolher produtos