frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: PRIMEIRACOMPRA

Golden Milk: descubra o que é o leite dourado e seus benefícios

O que é golden milk

Bebida saudável que tem o açafrão como ingrediente principal, o Golden Milk (leite dourado) é consumido há milhares de anos devido aos seus benefícios para a saúde, principalmente na medicina ayurvédica.

A bebida é milenar mas está em alta entre os adeptos de uma vida saudável. A explicação é simples: o “leite dourado” é fácil, saboroso e leva ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas. O açafrão, aliás, é uma das especiarias mais importantes e utilizadas na culinária indiana.

Para entender melhor sobre o Golden Milk e seus benefícios e propriedades, conversamos com Luiza Savietto, médica nutróloga da Nutriohm.

O que é o Golden Milk?  

Da tradução literal leite dourado, o nome é uma alusão a coloração final da bebida, feita a base de cúrcuma (açafrão da terra), leite (na receita tradicional, usa-se leite de vaca), especiarias aromáticas e mel.

Algumas receitas levam um pouco de ghee (manteiga clarificada) para aumentar a quantidade de gorduras boas e enaltecer benefícios nutricionais – de acordo com a medicina tradicional indiana.

Quais são os benefícios e propriedades nutricionais do Golden Milk?

O destaque vem do uso concomitante da cúrcuma e outras especiarias aromáticas usadas.

CÚRCUMA

Possui paladar amargo, adstringente e pungente. Por isso, tem qualidades que equilibram os três doshas (os três biotipos da medicina ayurveda), ou seja, é um alimento tridosha.

Seu princípio ativo, a curcumina, é associada a diversos benefícios. É um antioxidante de ação neuroprotetora e dessa forma, como todo antioxidante, auxilia no rejuvenescimento natural, manutenção da saúde cerebral e resposta inflamatória eficiente.

Também ajuda na desintoxicação do fígado, melhora a resposta imunológica a alérgenos e patógenos, auxilia a digestão e a purificação do sangue.

Promove ainda simultaneamente a saúde do sistema respiratório, circulatório e nervoso. Muitos trabalhos científicos associam o seu uso a saúde neurológica de médio e longo prazo (poderoso na prevenção de Alzheimer).

golden milk beneficios
Imagem: this brown kitchen

É interessante destacar que o uso de algumas ervas aromáticas e princípios antioxidantes juntos tem a característica de potencializar o efeito dos mesmos no organismo. Os antioxidantes funcionam mais e melhor quando juntos. No Golden Milk são utilizados diferentes ativos, como:

PIMENTA DO REINO

Ajuda na absorção e assimilação da cúrcuma. É considerado o rei dos temperos, por promover Agni (fogo digestivo, melhora na digestão) e confere calor ao alimento.

CARDAMOMO

Parente próxima do gengibre, é a chamada rainha das especiarias. Atua no trânsito digestivo e ao mesmo tempo na eliminação de gases do intestino. De aroma característico e doce.

BAUNILHA

Conhecida pelo paladar doce, tradicionalmente usada para melhorar o humor e a libido natural.

Podemos consumir o golden milk diariamente? Há alguma indicação especial, como por exemplo, no caso de resfriados?

O uso repetido de muitas ervas medicinais e aromáticas requer critério, principalmente em quantidade. Sugiro o consumo de golden milk em dias mais frios ou de imunidade abalada. O uso regular pode ser feito de 2 a 3 vezes na semana.

golden milk como tomar

Receita de Golden Milk

[vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]INGREDIENTES

Rendimento: 1 porção

  • 1 copo de leite vegetal fresco (amêndoas ou de coco)
  • 1 colher de café de açafrão da terra / cúrcuma em pó
  • 1 pitada de pimenta do reino triturada
  • ¼ de uma colher de chá de canela
  • 1/3 de uma colher de chá de gengibre ralado
  • ¼ de uma colher de chá de cardamomo
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (opcional)
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]MODO DE PREPARO

Junte todos os ingredientes e bata no mixer até obter uma textura homogênea – aproximadamente 3 minutos -. Consuma aquecido. Convém moer as ervas na hora do preparo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]