
O Que é Gua Sha? Um Guia Sobre a Massagem Facial Milenar

O Gua Sha é um dos tratamentos de autocuidado & beleza mais comentados do momento.
Gurus wellness, celebridades e pessoas comuns estão começando a incorporá-lo em suas rotinas de skincare.
Pode parecer uma tendência atual, mas a técnica asiática é milenar, até mais antiga do que a acupuntura – e tão boa quanto dizem, promovendo saúde e beleza de dentro para fora.
Mas afinal, o que é Gua Sha?

O que é Gua Sha?
Com origem na Ásia, o Gua Sha é uma antiga prática da medicina tradicional chinesa que busca:
- Estimular o bem-estar
- Melhorar a circulação da pele
- Remover o acúmulo de toxinas do corpo, assim sendo uma opção de tratamento eficaz para dor crônica.
Gua significa “raspagem”.
Na técnica, uma ferramenta plana é raspada na pele (suavemente no rosto ou muito intensamente no corpo) para redirecionar o fluxo de energia. Dessa forma, a energia estagnada é quebrada, reduzindo a inflamação, estimulando a imunidade e aumentando o fluxo sanguíneo.
As ferramentas utilizadas no método vão de uma colher de sopa de porcelana até ossos e cristais como quartzo e jade. Ah! Não confunda o Gua Sha com o também popular facial roller. O método é muito mais intenso.
Quando feito no rosto, promete reduzir os efeitos do envelhecimento e promover uma pele mais bonita – e o melhor: pode ser feito em casa, como parte da rotina de skincare e autocuidado.
Como o Gua Sha facial funciona?
A essência do Gua Sha, de acordo com Clive Witham, acupunturista e autor do livro Gua Sha: A Complete Self-treatment Guid, é promover o fluxo de sangue e oxigênio.
“Os chineses antigos compreendiam como o sangue e o oxigênio se movem pelo corpo. O conceito da medicina chinesa Qi (ou “chi”) fala sobre a energia vital que mantém nosso corpo através da circulação. Se este fluxo está normal, então seu corpo está funcionando bem, caso contrário, irá reagir e enviar sinais sob a forma de dor, rigidez, desconforto, etc.”, explica Clive.

Quais são os benefícios do Gua Sha?
O efeito do Gua Sha facial não é superficial. Como estimula os meridianos (de acordo com a acupuntura, são os canais por onde a energia é transportada pelo corpo) a técnica também beneficia órgãos como estômago, coração, fígado e rins.
Funciona assim: massagear a área do rosto conectada energeticamente aos rins, por exemplo, ajuda a liberar as toxinas do órgão.
Além disso, os benefícios instantâneos e a longos prazos são muitos para uma pele mais saudável e bonita. O simples ritual diário melhora a circulação em até 400% e ainda:
- Promove o crescimento de novas células, assim, ajuda a renovar a pele
- Diminui os poros dilatados
- Reduz rugas, rejuvenesce, tonifica e suaviza a pele
- Estimula a produção de colágeno
- Permite que a inflamação seja drenada e os músculos fiquem livres de tensão
- Deixa a pele mais radiante à medida que a circulação aumenta
- Combate a pigmentação, olheiras e olhos inchados
- Envia nutrientes para áreas bloqueadas
- Libera a tensão muscular
- Promove a drenagem linfática das células preenchidas com toxinas
- Acelera o tempo de cicatrização de cravos e espinhas
- Pode aliviar a rosácea
- Auxilia na absorção de produtos de beleza
“Realmente produz resultados visíveis. É o próximo passo ideal para quem já tem uma ótima rotina de cuidados com a pele, mas quer elevar o jogo para outro nível, sem optar por agulhas, lasers ou facas”, explica Dara Kennedy, fundadora da marca de cosméticos naturais Ayla Beauty
Como escolher uma ferramenta de Gua-Sha?
Há uma infinidade de ferramentas de formas, tamanhos e materiais diferentes para Gua Sha, o que pode confundir.
Mas experts indicam o uso daquelas de pedras com propriedades especiais, como jade ou quartzo rosa. A Jade tem propriedades curativas e estimula a serenidade, pureza e equilíbrio. O quartzo rosa é a pedra do amor universal e ajuda a liberar a tensão e a restaurar a harmonia.
Escolha da mesma forma que você seleciona um cristal – qual você sente mais sintonia? Evite alternativas mais baratas como acrílico ou outras substâncias artificiais que podem irritar a pele.

Como usar em casa?
Amamos Gua Sha porque é uma terapia acessível, possível com simples cuidados diários e técnicas práticas.
Podemos adotar como um ritual matinal ou depois de um dia de trabalho intenso – é um ato de beleza consciente e relaxante, uma forma simples de self-care.
Neste vídeo tutorial, a acupunturista Sandra Lanshin Chiu, fundadora da Lanshin, explica em detalhes como fazer o Gua Sha da forma correta:
OHTips para automassagem com Gua Sha:
- Prepare a pele com óleo facial antes de massagear. Isso ajudará a ferramenta a deslizar mais facilmente e ainda nutre a pele
- Consistência é importante, por isso, incorpore o Gua Cha na rotina sempre que possível
- Seja gentil. O toque é suave na pele, sem causar desconforto e não deve machucar
Voilà! Sem tensão e estresse. O Gua Sha é nosso tratamento preferido do momento!