frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: OHWELLCLUB

4 dicas para ter mais autocuidado no trabalho

autocuidado no trabalho
Ilustração: Ximena Martinez

Autocuidado felizmente é uma das palavras da moda, mas, para mim, não se resume apenas ao cuidado físico e a rotina de skincare em dia!

E um dos ambientes que pode ser super nocivo à sua saúde mental e física é o ambiente de trabalho. Quem aí não tem dias estressantes, prazos, pressão, inseguranças?

Por isso, acho essencial passar algumas dicas de como você pode cuidar mais da sua saúde no ambiente de trabalho!

1. Organize-se!

Sabe aquele dia caótico que você não tem nem 5 minutos para se organizar e pensar nas suas prioridades, pendências, e apenas surta em silêncio?

É especialmente nesse dia que você não só deve como merece ter alguns minutos para respirar, se organizar, se planejar, entender quais são as suas prioridades e traçar uma estratégia de como vai fazer para dar conta de tudo – ou como vai negociar prazos, delegar, etc.

O planejamento e a organização diárias nos trazem mais calma e clareza da nossa rotina, tarefas e pendências! Portanto, por mais que possa parecer que você está perdendo tempo se organizando e criando listas, você na verdade poupa muito mais tempo ao longo do dia!

2. Fale não – ou negocie!

Um dos nossos maiores medos no trabalho é falar “não” e ser julgada por isso, certo? Especialmente para mulheres.

A necessidade de se provar merecedora e competente faz com que abracemos mais e mais funções e coisas para fazer (alô, síndrome da impostora).

Por isso, é importante:

  • Entender as prioridades do seu trabalho (e isso não só pode como deve ser alinhado com os gestores)
  • Aprender a falar que não consegue encaixar determinada tarefa
  • Negociar prazos

Tudo isso é importante para manter a sua saúde mental no trabalho e você apenas abraçar o que realmente dá conta de fazer!

3. Faça pausas

Assim como eu disse na dica da organização, mesmo nos dias mais caóticos, você precisa fazer pequenas pausas para respirar, manter-se hidratada e dar um tempo para seu cérebro continuar funcionando bem!

Pode parecer perda de tempo, mas essas pequenas pausas esporádicas garantem a qualidade e a velocidade do seu trabalho. 5 minutinhos de descanso podem te economizar muitos minutos na hora de executar aquele relatório complicado!

4. Estabeleça e respeite seus limites

Decida quais são os seus limites, regras e o que é ou não negociável para você, e respeite isso.

Se para você o horário do almoço é um período importante para você fazer uma pausa, não torne isso negociável e não almoce na mesa trabalhando, por exemplo. Organize-se para poder fazer o que é importante para você e respeite os seus limites!


Acompanhe a Andrea Murrer no Instagram e em seu site.

Administradora de Empresas e Coach de Carreira, geminiana comunicativa, e apaixonada por desenvolvimento humano. Ajudo mulheres a se reencontrarem e se desenvolverem profissionalmente, para trilharem carreiras realizadas e viverem com muito mais equilíbrio e sentido.

0
minha sacola
ops, sua sacola ainda está vazia.escolher produtos