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Os melhores apps para ansiedade e saúde mental

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De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos de ansiedade atingem 264 milhões de indivíduos – desses, 18 milhões são brasileiros, o maior número de pessoas ansiosas no mundo.

Aqui na Oh Well, a gente acha muito importante falarmos abertamente sobre ansiedade e assuntos relacionados à saúde mental, encontrando maneiras de colaborar que sejam saudáveis e eficazes em ajudar quem precisa.

Felizmente, com o acesso à tecnologia, a ajuda está mais acessível, literalmente ao alcance dos dedos. É possível combater a ansiedade de forma eficaz com a ajuda de aplicativos que promovem, dentre várias coisas, o pensamento positivo, o autoconhecimento e a consciência de si mesmo.

Depois de muita pesquisa, selecionamos sete aplicativos para controlar a ansiedade e cuidar da saúde mental.

Os melhores apps para ansiedade e saúde mental

1. Meditopia

app meditopia

O Meditopia é um dos aplicativos mais conhecidos quando o assunto é meditação.

Ele oferece mais de 1000 meditações, disponíveis em 9 línguas, que abordam desde relacionamentos, expectativas, estresse, ansiedade, aceitação e solidão até imagem corporal, gratidão, compaixão, motivação, sexualidade, propósito de vida e sentimentos de inadequação.

Dentre os programas, há Meditações para Dormir, Histórias para dormir (elas não são só para crianças!) e Músicas.

Gratuito; com assinaturas premium dentro do app
Plataformas: iOS, Android

2. Rootd

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O Rootd é um app para ser usado principalmente como alívio imediato durante crises de pânico ou ansiedade. Uma das coisas que mais amamos é que ele é fundado por mulheres.

Dentre as várias funções, há um botão vermelho que, ao ser acionado, oferece conforto e suporte instantâneo durante um ataque de pânico ou crise de ansiedade. Também tem um botão de contato de emergência que facilita a comunicação durante esses momentos, com um contato escolhido.

Na funcionalidade “RespirAR”, você relaxa corpo e mente com um exercício de respiração profunda. Em “Visualizador”, é possível acessar uma meditação ativa com sons da natureza. Também há diversas lições que buscam compreender o que é a ansiedade e estatísticas para que o usuário visualize seu progresso – as fundadoras acreditam que a compreensão e prática são a base para mudanças de longo prazo.

Gratuito; com assinaturas premium dentro do app
Plataformas: iOS, Android

3. Calm

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Talvez você já conheça o Calm, um dos apps mais populares no segmento.

O aplicativo é perfeito para acalmar a mente, principalmente antes do sono. Ele também tem práticas de meditação com som e imagens, divididas em categorias como “ansiedade”, “estresse” e “cuidar de si mesmo”. Você pode ainda ouvir uma seleção de músicas e histórias relaxantes antes de dormir.

O app tem até uma funcionalidade com exercício de respiração para os momentos de ansiedade.

É uma boa opção para usar logo ao acordar, no início do dia, ou depois de um longo dia do trabalho.

Gratuito; com assinaturas premium dentro do app
Plataformas: iOS, Android

4. Worry Watch

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Worry Watch é um dos nossos aplicativos favoritos para lidar com a ansiedade.

É uma forma de documentar seus pensamentos, emoções e sentimentos, acompanhar o que aconteceu depois que a preocupação passou, e por fim, analisar e entender o cenário.

É uma boa maneira de refletir e saber o que está causando a ansiedade e preocupação. Ao registrar essas percepções “do que poderia acontecer” e acompanhar até o “o que realmente aconteceu”, conseguimos um bom entendimento dos nossos padrões de preocupação e ansiedade.

O entendimento pode te ajudar a desafiar suas percepções negativas e lidar com futuros padrões de pensamentos de uma maneira positiva.

Também é possível analisar como algumas das preocupações estavam fora do controle – e olhando para trás, percebemos até que era algo que não precisávamos nos preocupar.  Na próxima vez que você estiver ansioso, o aplicativo mostrará um relatório como lembrete de que os resultados raramente são tão ruins quanto a preocupação.

R$ 14,90
Plataformas: iOS

5. Headspace

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A missão do Headspace, um dos apps mais populares de meditação, é proporcionar uma vida mais feliz e saudável, de dentro para fora, através de meditação guiada e uma interface atraente.

Uma das propostas do cofundador Andy Puddicombe, um ex monge budista inglês e que também é a voz por trás dos áudios, é que você aprenda a meditar em 10 dias, com apenas 10 minutos do seu tempo.

E como isso pode ajudar? Uma prática consistente de mindfulness com apps como o Headspace pode ajudá-lo a desenvolver mais foco, diminuir seu estresse e lidar melhor com os gatilhos que causam a ansiedade.

Há programas de meditações para vários temas, como felicidade, produtividade, uso consciente da tecnologia e até assuntos não óbvios, como superar a perda de um ente querido. Uma das desvantagens é que as meditações são em inglês.

Gratuito; com assinaturas premium dentro do app
Plataformas: iOS, Android

6. Pacifica

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O Pacifica também é muito popular, com mais de 2 milhões de downloads. É descrito pelos fundadores como “um aplicativo para estresse, ansiedade e depressão baseado na terapia cognitiva comportamental, mindfulness e bem-estar. Composto de atividades rápidas junto a uma comunidade de apoio, Pacifica é projetado como uma ferramenta diária para ajudar as pessoas a lidar com o estresse e a ansiedade em um ritmo gradual”.

Isso pode ser visto em funcionalidades com exercícios de relaxamento, respiração e meditação, além de uma espécie de diário que permite ao usuário anotar diariamente suas emoções e humor. Nele também é possível compartilhar suas histórias com uma comunidade de apoio.

Gratuito; com assinaturas premium dentro do app
Plataformas: iOS, Android

7. Querida Ansiedade

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Criado pela psicóloga Camila Wolf, o app foi idealizado para acalmar usuários durante crises de ansiedade, além de ajudá-los no processo de autoconhecimento. O Querida Ansiedade oferece exercícios de respiração, meditação, escrita terapêutica e mensagens diárias, tudo em português.

Ele propõe que você escreva, por exemplo, pensamentos que te preocuparam no dia e qual foi o grau de preocupação, seguido da criação de um cenário alternativo. Há mais de 10 sugestões de escrita terapêutica, incluindo uma série para fortalecer a autoestima.

Gratuito
Plataformas: iOS, Android

8. Cíngulo

aplicativo para ansiedade em português

O Cíngulo é um aplicativo (em português) de terapia guiada para ansiedade, estresse, insegurança, autoestima e outros temas. A proposta é ajudar o usuário a superar os problemas emocionais que mais atrapalham a sua vida e desenvolver o autoconhecimento.

O app projeta um círculo de evolução pessoal personalizado para você. Começando por uma autoavaliação, teste periódico para acompanhar seu estado emocional, pontos fortes e fracos. Passando então para sessões de autoconhecimento, com conteúdos e técnicas guiadas em áudio sobre temas importantes para cuidar das suas emoções.

O aplicativo ainda tem a função SOS, com técnicas que buscam aliviar rapidamente situações como ansiedade e insegurança. O usuário pode também registrar suas emoções no diário emocional.

Gratuito; com assinaturas premium dentro do app
Plataformas: iOS, Android

Tem alguma sugestão de aplicativo para a lista?
Escreva para ola@ohwell.com.br.

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