frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: OHWELLCLUB

Suco de aipo ou celery juice: quais são os benefícios?

A Lupa Wellness é uma série da Oh Well onde exploramos temas e tendências no mundo em constante evolução da saúde e bem-estar. Com a ajuda de especialistas, examinamos e checamos de perto tendências e modismos da cena wellness. 

Qual é a melhor (e mais saudável) bebida para tomar pela manhã, ao acordar? Água, você pode pensar. Ou café. Ou suco verde.

Mas para algumas pessoas, a resposta perfeita é um copo de suco de aipo puro, ou celery juice.

Quem acompanha o mundo do bem-estar com certeza já se deparou com influenciadores exibindo sucos feitos de caules verdes folhosos em posts no Instagram. Celebridades como Kim Kardashian, Gwyneth Paltrow, Miranda Kerr e Pharell Williams são alguns dos grandes adeptos.

Theresa Yee, editora sênior de beleza da WGSN, empresa líder em previsão de tendências, disse em entrevista à Vanity Fair que o suco de aipo é uma extensão natural da tendência geral do suco verde que dominou o mundo há alguns anos. “É uma versão mais intensa e mais saudável”, explica.

“As pessoas bebem puro, sem adicionar frutas, então não há açúcares naturais, ao contrário do suco verde, que costuma ser misturado com várias frutas e vegetais. Essa tendência realmente decolou nas redes sociais em 2019, e está em todos os lugares, do Instagram ao YouTube. A cor verde brilhante é visualmente atraente, tornando-a muito Instagramável.”

Ok, mas quais são os reais benefícios do suco de aipo?

Obviamente, o aipo não é nenhuma novidade. Registros apontam que o vegetal é consumido medicinalmente desde 4.000 a.C em locais distintos como China, Egito e Roma – com propriedades que vão de curar ressaca, melhorar problemas intestinas até poderes afrodisíacos.

Atualmente, o maior responsável por difundir o conceito de suco de aipo como uma bebida medicinal é o “médico médiumAnthony William, que consome a bebida há mais de 20 anos. Anthony conquistou admiradores como Pharrell, Naomi Campbell, Sylvester Stallone, Paltrow e até Robert De Niro.

Contextualizando, ele também é autor de best sellers como O Médico Médium e Alimentos Milagrosos e aparece no documentário “Heal – O Poder da Mente”, filme da Netflix sobre medicina alternativa.

“Se as pessoas soubessem todas as potentes propriedades curativas do celery juice, seria considerado um superalimento milagroso. O aipo tem uma incrível capacidade de promover melhorias em todos os problemas de saúde”, afirma o Medical Medium.

O suco de aipo pode ajudar em uma série de coisas, como gases, melhor digestão, acne, redução da inflamação, sinusite…”, continua Anthony.

Para realmente aproveitar seus benefícios, William recomenda o consumo de 450 ml da bebida pura, fresca, sem ingredientes adicionais – nem mesmo gelo – e com o estômago vazio, logo pela manhã. Depois de pelo menos 15 minutos, você pode tomar o seu café da manhã normalmente. Achou a quantidade exagerada? Ele recomenda que, então, você comece com uma quantidade menor e aumente aos poucos.

Já entendemos que o suco de aipo é considerado um tônico milagroso pelos seus adeptos, mas há evidências de sua eficácia?

A resposta é simples: não há conclusões científicas precisas sobre a eficácia do suco de aipo, ou a frequência e as quantidades que a bebida deve ser ingerida para garantir benefícios.

Segundo a nutricionista Erin Palinski-Wade para o Healthline, “existem pesquisas que mostram a presença de fitoquímicos no aipo, ajudando a reduzir a pressão arterial, a inflamação e a combater o estresse oxidativo”.

Porém, não há evidências de que o aipo ajude a combater infecções e doenças virais – a maioria dos resultados são compartilhados com base em experiências pessoais.

O aipo é rico em vitaminas A, C e K, ácido fólico, cálcio, potássio, sódio, magnésio, fósforo, eletrólitos, água e pequenas quantidades de outras vitaminas e minerais.

Também contém flavonoides e outros fitoquímicos que contribuem para a saúde geral do corpo.

Conclusão

O aipo é comprovadamente uma excelente fonte de potássio, folato, vitamina K, flavonoides e mais de 12 tipos de antioxidantes. Ajuda a manter o corpo hidratado, repõe os eletrólitos, funciona como antioxidante e pode reduzir a pressão arterial e a inflamação.

No entanto, as propriedades nutricionais não são exclusivas do suco e os mesmos benefícios podem ser encontrados consumindo aipo junto com outros vegetais de folhas verdes, como parte de uma dieta integral e balanceada.

Se você gosta da tendência, fique à vontade para beber o suco de aipo e aproveitar seus benefícios! No entanto, lembre-se de que o consumo do alimento integral, com suas fibras, garante ainda mais benefícios para a saúde.

0
minha sacola
ops, sua sacola ainda está vazia.escolher produtos