frete grátis em compras para SP e RJ a partir de R$ 150

10% OFF com: PRIMEIRACOMPRA

Aromaterapia: Como Usar Óleos Essenciais?

Imagem: Saje Natural

Nós acreditamos que óleos essenciais e suas inúmeras propriedades são um dos maiores aliados para o bem-estar. Mas quando o assunto é aromaterapia (prática terapêutica que utiliza óleos essenciais para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente), as diferentes formas de uso dos óleos essenciais e métodos de aplicação podem intimidar os iniciantes. Calma, calma: a gente explica tudo.

O primeiro passo antes de começar a usar qualquer óleo essencial é definir o que você busca. Um remédio natural para aliviar resfriados? Uma forma de diminuir a ansiedade? Alívio de uma dor física? Aguda ou crônica? Depois, é preciso entender qual é a melhor técnica de aplicação para o objetivo terapêutico do óleo essencial escolhido (ou dos, já que é possível misturar vários óleos).

Óleos essenciais podem ser usados principalmente por inalação ou aplicação tópica.

“Dentro de cada um desses métodos, existe uma variedade de formas de aplicação que podem ser usados. Por exemplo, você pode massagear óleos essenciais na pele, adicioná-los a um banho, borrifá-los ou aplicá-los topicamente usando compressas. ”, explica o guia Essential Oils For Beginners, da Althea Press.

Óleos Essenciais: Como usar? Formas de Utilização

O melhor método de aplicação de um óleo essencial depende do próprio óleo e do efeito terapêutico desejado.  Quer tirar todas as suas dúvidas sobre aromaterapia e seus principais métodos de utilização? Respostas, abaixo!

Como escolher o melhor método de aplicação?

O guia Essential Oils for Begginers recomenda considerar tanto o que você deseja tratar, quanto o efeito desejado.

“Por exemplo, se você precisar tratar uma ferida, provavelmente aplicará os óleos essenciais topicamente. Se você busca melhorar seu humor, os métodos mais eficazes de aplicação são a aplicação tópica ou inalação. Se você gosta de tomar um banho quente e colocar uma mistura de aromaterapia à água, você está usando o óleo essencial topicamente e inalando-o enquanto suas moléculas se elevam no vapor do banho.”

Inalação de Óleos Essenciais

A inalação é absorção dos óleos essenciais através da difusão pelo ar. Existem muitas técnicas para a inalação de óleos essenciais: você pode utilizar um difusor de aromas, um tecido, uma tigela de água quente como vaporizador…

  1. Com um tecido ou algodão: Coloque de 1 a 3 gotas do óleo essencial em um tecido, algodão ou toalha. Posicione perto do rosto e inspire profundamente três vezes, exalando todo o ar entre cada inspiração. Não toque o tecido em seu rosto.
  2. Vapor Quente: a técnica de inalação com vapor quente consiste em aplicar 3 gotas do óleo essencial em uma tigela com 2 litros de água fervente. Cubra a cabeça com uma toalha, criando uma espécie de sauna, e inale o vapor entre a tigela e o rosto durante 3 minutos, fechando bem os olhos. Este método é maravilhoso para descongestionar as vias respiratórias, especialmente com óleo essencial de eucalipto.
  3. Inalação Direta: para inalar um óleo essencial diretamente, basta destampar o frasco e posicioná-lo próximo às narinas, tomando cuidado para não entrar em contato com o rosto. Inspire e expire 3 vezes, lembrando-se de manter a respiração lenta, profunda e uniforme.

Essas técnicas podem trazer muitos benefícios para o humor e as emoções. Muitos óleos relaxantes, como rosa, camomila romana ou sândalo, podem ajudar a aliviar a ansiedade, particularmente quando combinados.

O aroma também pode estimular o cérebro e causar relaxamento ou melhora na concentração, de acordo com as propriedades de cada óleo. O óleo de tangerina, por exemplo, é uma boa forma de aliviar o estresse.

4. Ventilador: adoramos essa técnica pela sua simplicidade e eficácia em lugares pequenos! Coloque de 3 a 10 gotas do óleo escolhido em um tecido ou algodão e prenda-o próximo ao ventilador.

Como Usar Óleos Essenciais

Imagem: Saje Natural

Difusão de Óleos Essenciais

Simples e efetiva, a difusão de óleos essenciais no ambiente é a técnica mais tradicional da aromaterapia e merece uma categoria à parte. O difusor é preenchido com água, algumas gotas de óleo essencial e pronto! A água evapora com o calor e difunde os óleos pelo ambiente. Alguns difusores são elétricos e outros são aquecidos por uma vela.

Os difusores a vapor permitem que as moléculas dos óleos permaneçam intactas no ar durante horas, o que garante a purificação do ambiente, método eficaz para eliminar bactérias e vírus do ar.

Dica: difusores devem ser colocados distante de janelas, portas e correntes de ar.

Imagem: A Beautiful Mess

Aplicação Tópica de Óleos Essenciais

Uso tópico é quando colocamos o óleo essencial em contato com a pele, cabelo ou unhas. Quando um OE é aplicado na pele, ele entra na corrente sanguínea e pode aliviar a dor, a indigestão ou expulsar toxinas das células do corpo.

Os óleos essenciais e os óleos vegetais (carreadores) usados para diluí-los são geralmente benéficos para a pele e o cabelo, o que os torna ideais para a rotina diária de beleza. Como os óleos essenciais são poderosos e altamente concentrados, é importante diluí-los adequadamente antes da aplicação.

Sim! Os óleos essenciais são extremamente concentrados, por isso, é recomendado associá-los a um óleo base (ou carreador) para aplicação direta sobre a pele. Óleo vegetal de amêndoa doce, jojoba e óleo de semente de uva são alguns dos óleos carreadores mais populares, e ainda nutrem e hidratam a pele.

Os óleos essenciais também são excelentes desodorantes naturais e alguns, como o óleo de mameluca (tea tree), são conhecidos por suas poderosas propriedades de limpeza e tonificação da pele.

Na rotina de skincare, são excelentes substitutos para cosméticos com substâncias químicas e artificiais.

Massagens, aplicação direta, compressas, banhos e cosméticos com óleos essenciais são extremamente benéficos para sua rotina de beleza e autocuidado – e ainda dão aquela sensação de SPA em casa, sabe?

OhTip: experimente adicionar algumas gotas de óleo de grapefruit ou óleo de lavanda ao seu óleo base favorito e, borrife sobre o corpo depois do banho – um excelente spray relaxante para o fim do dia.

Existem diferentes formas de utilizar um óleo essencial para promover o bem-estar. Encontre sua melhor rotina e aproveite!

Cuidado com os óleos essenciais dermocáusticos, que podem causar danos para a pele. Alguns dos mais conhecidos são Orégano, a Canela e o Tomilho.